Produzindo trabalhos com qualidade I: técnicas de fichamento e resumo

Você sabe fazer trabalhos escolares com qualidade? Consegue aprender alguma coisa com eles?
A cena se repete: o professor pede um trabalho e o aluno entra em desespero sem saber como fazê-lo. Sua única alternativa: pesquisar no Google, copiar e colar o texto do primeiro link que aparecer e entregar. O professor dá a nota, fingindo não saber que não foi o aluno que produziu o trabalho. O aluno gaba-se de ter conseguido a nota sem, no entanto, ter aprendido nada.

1. Por que fazer trabalhos?


O trabalho escolar é um ótimo meio de aprofundar seus conhecimentos sobre um assunto, revisar temas importantes e estudar para as avaliações. Portanto, não se contente em apenas copiar informações; faça dessa atividade um meio de desenvolver seus conhecimentos!

Algumas dicas:
  • Não faça a pesquisa em apenas uma fonte. Procure ter pelo menos 2 ou 3 fontes (livros, apostilas, sites, etc.) diferentes.
  • Procure pesquisar em fontes confiáveis ou com indicação de seu professor. Lembre-se que, principalmente na Internet, existem informações corretas e incorretas.
  • Não transforme seu trabalho numa simples cópia de livros ou sites. Usando deste artifício, além de você não aprender nada, ainda corre o risco de tirar uma nota baixa.
  • Leia o material pesquisado e escreva um texto com suas próprias palavras.
  • Cuidado com a redação do trabalho. Faça sempre uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais. 

2.  Técnicas para redação de trabalhos

Após selecionar o material que será usado para fazer o trabalho (livros, apostilas, sites), duas técnicas podem ajudá-lo a redigir o trabalho:

2.1. Fichamento


O que é: uma técnica de leitura que consiste em grifar (marcar, sublinhar) um número reduzido de passagens do texto com o objetivo de ressaltar as informações que melhor sintetizam seu conteúdo. Após essa marcação, os trechos grifados são transcritos através de citações diretas, ou seja, você deve copiar exatamente como está no texto, lembrando de incluir aspas no início e no fim. A citação deve formar uma frase completa.

Como fazer: Depois de ler o texto todo, para ter uma visão panorâmica do assunto, faça uma leitura parágrafo a parágrafo, buscando a frase mais importante, que sintetiza a ideia do parágrafo. Copie essa frase entre aspas; ao final, entre parênteses, coloque o número da página de onde a citação foi retirada. 


Exemplo: primeiro você encontrará um trecho do texto original, em seguida, um exemplo de fichamento do texto.

* Trecho do texto original: “As empresas elogiam a veia empreendedora, mas rejeitam ex-empreendedores. Paulo Pontes, da Michael Page, diz que as organizações recusam currículos de empresários que tentam retornar à vida de carteira assinada. ‘Os empregadores têm a impressão de que profissionais contratados estão mais atualizados’, diz o consultor”.

* Fichamento do trecho: “As empresas elogiam a veia empreendedora, mas rejeitam ex-empreendedores” (p. 45).

2.2. Resumo


O que é: um texto sintético feito a partir de outro texto. É escrito com suas palavras, apresentando as ideias mais gerais do texto, sem entrar em detalhes. Esse procedimento de leitura e escrita permite organizar informações, além de facilitar a compreensão do conteúdo, elegendo os aspectos mais importantes de um texto. Por isso, os maiores desafios são ler, entender, selecionar e organizar os dados por escrito.

Como fazer: o resumo pode surgir a partir do fichamento. Depois de feito o fichamento, você deve procurar produzir um texto que sintetize, com suas palavras, os pontos mais importantes.
 

3. E agora, o que fazer?


Depois de fazer uma leitura aprofundada do texto e tendo em mãos os fichamentos e os resumos feitos do material recolhido, você poderá redigir o seu próprio texto, dando origem ao trabalho.

Realizando as técnicas apresentadas acima, você aprenderá com a pesquisa e o trabalho, no final, será uma atividade enriquecedora!

E, se você tiver dúvidas, deixe-as nos comentários. Ficaremos felizes em ajudá-lo!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.