Por que estudar Filosofia e Sociologia para o Enem?


O ano mal começou, mas para quem almeja uma vaga na universidade, a preparação para o Enem já está a todo vapor. Porém, nos anos em que tenho trabalhado com a Filosofia, vejo a pouca importância que se dá à disciplina ao mesmo tempo em que ela tem sido cada vez mais cobrada, assim como a Sociologia. 

É claro que o estudo da Filosofia e da Sociologia é bem mais abrangente, prazeroso e profundo que apenas a preparação para o Enem. Mas, sendo pragmática, listei alguns motivos para dar atenção a essas duas disciplinas nos estudos preparatórios neste ano:

1. O Enem tem se tornado mais conteudista


A Filosofia e a Sociologia, inicialmente, eram inseridas na maior parte das perguntas do Enem de modo interdisciplinar, ou seja, misturadas à História e à Geografia, por exemplo. Assim, o candidato acertava as questões, algumas vezes por pura interpretação de texto e em outras pelos conhecimentos de História e Geografia.

Porém, nos últimos anos, o Enem tem cobrado os conteúdos das disciplinas de modo bem mais específico. As questões têm cobrado o conhecimento sobre determinado filósofo, alguns até menos conhecidos. 

2. Filosofia e Sociologia respondem por um terço da prova de Ciências Humanas


Considerando somente as questões específicas de Filosofia e Sociologia no Enem, nas últimas edições, podemos ver que elas compõem cerca de um terço do total de questões da prova de Ciências Humanas. 

Se você não estudar Filosofia e Sociologia, vai deixar um terço da prova ao acaso. Com as notas de corte cada vez mais altas, você tem certeza de que vai contar apenas com a sorte estando em jogo um terço de uma prova?

3. O cálculo da nota não é simplesmente um somatório dos acertos


O Enem usa uma metodologia em que cada questão tem um valor diferente, de modo que o resultado final depende do perfil de acertos do aluno. Se ele errar uma questão considerada fácil e acertar uma difícil, o sistema considera que pode ter havido um "chute" e não pontua um valor alto para esse acerto. Por isso, o presidente de honra do Cursinho Henfil, em entrevista ao Estadão, afirma: "As pessoas confundem 700 com 70% de acertos e no Enem não é assim". 

Você não quer arriscar perder pontos por errar questões de Filosofia e Sociologia, certo?

4. Com as notas de corte altas, toda questão é valiosa


Além dos cursos tradicionalmente mais disputados (Medicina, Direito, Engenharias...), conseguir uma vaga até mesmo em outros cursos que eram menos disputados se tornou mais difícil, porque as notas de corte subiram em várias universidades. 

Sendo assim, toda questão é valiosa, o que inclui as questões de Filosofia e Sociologia!

5. Os temas da redação envolvem Filosofia e/ou Sociologia


Observe os temas de redação do Enem desde 1999:

* 1999: Cidadania e participação social
* 2000: Os direitos da criança e do adolescente
* 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental - como conciliar os interesses em conflito? 
* 2002: O direito de votar - como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
* 2003: A violência na sociedade brasileira - como mudar as regras desse jogo?
* 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
* 2005: O trabalho infantil
* 2006: O poder de transformação da leitura
* 2007: O desafio de se conviver com as diferenças
* 2008: Possibilidades de ação para preservar a Floresta Amazônica.
* 2009: O indivíduo frente à ética nacional
* 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
* 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
* 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
* 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
* 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
* 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
* 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
* 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Leu a lista? Notou um certo padrão de tratar, majoritariamente, de temas sociais? Percebeu como a Filosofia e a Sociologia podem te ajudar na redação do Enem?

E aí? Está convencido da importância da Filosofia e da Sociologia para conquistar a sua vaga na universidade? Então, compartilha essa postagem com os amigos usando os botões das redes sociais abaixo. Tem dúvidas? Concorda? Discorda? Deixe um comentário! ;)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.